A ASCENZA é uma empresa do grupo Rovensa, multinacional europeia que atua na proteção de culturas com sede em Portugal, presente nos mercados do sul da Europa, do Brasil e do México. Com um volume de negócios de c.200M$, se diferencia no segmento que não se encontra protegido por patente através do seu forte controle de propriedade de dados regulamentares e da sua carteira de produtos completa e diferenciada, assumindo-se como uma referência do segmento.
Na ASCENZA, possuímos instalações modernas e sofisticadas, dedicadas ao negócio de proteção de culturas constituídas por quatro unidades completamente independentes: Fungicidas/inseticidas, herbicidas, sulfuretos e enxofre. Estas unidades estão totalmente adaptadas às nossas necessidades empresariais, combinando flexibilidade, eficiência e segurança ambiental, o que garante as melhores condições de segurança para os nossos colaboradores.
Através da constante melhoria e adaptação às tendências e necessidades do mercado, na ASCENZA desenvolvemos conhecimentos sólidos no campo das formulações. Atualmente produzimos uma vasta gama de tipos de formulação: EC, SL, EW, SE, SC, SP, WP, WDG, CS, GR, ZC e OD. Alguns destes tipos de formulação representam a tecnologia de formulação mais recente, por exemplo, CS, ZC e SE, e permitem a combinação de dois ou mais ingredientes ativos incompatíveis. Esta abordagem reforça a segurança do produto e reduz a degradação da substância ativa, o que torna a utilização pelo agricultor mais segura, ao mesmo tempo que garante resultados com a máxima eficácia.
A inovação em I&D de formulação da ASCENZA é o motor da evolução da carteira de produtos, procurando formulações mais sustentáveis, mantendo ou melhorando a eficácia e otimizando a carga de IA no ambiente, ao mesmo tempo que torna os produtos acessíveis a todos os agricultores. Este é o caso de um herbicida à base de sulfonilureia, uma solução única desenvolvida internamente que combina três ingredientes ativos com problemas de estabilidade numa formulação WDG, que se tornou uma referência do mercado.
Todos os anos, a nossa empresa investe mais de 9% do volume de negócios em Investigação e Desenvolvimento, incluindo as atividades de registo.
Além disso, contamos com uma equipe dedicada e especializada com formação multidisciplinar ezm conjunto de capacidades únicas, atuando nos nossos laboratórios de BPL de última geração que prestam apoio às atividades de I&D e registo.
O maior desafio para a I&D de uma formulação é desenvolver soluções inovadoras para os agricultores que não tenham um impacto negativo para o ambiente e para a saúde humana, ao mesmo tempo que se tenta reduzir o tempo de desenvolvimento e o tempo de colocação no mercado. Outro desafio é o atual quadro legislativo que aumenta a incerteza em torno do futuro de alguns ingredientes ativos e co-formulantes. “Considerando estes desafios, os produtos que conseguem combinar diferentes tecnologias fitossanitárias nos fazem olhar para as formulações a partir de uma perspetiva completamente diferente e procurar soluções disruptivas com capacidade para manter ou melhorar a robustez do produto de uma forma mais sustentável", partilhou Mónica Teixeira, Diretora de Segurança de Produtos, Regulamentação e I&D da ASCENZA. É também por isso que atualmente, na ASCENZA, trabalhamos com grupos de investigação em universidades e centros de investigação com o objetivo de melhorar o nosso conhecimento interno e ter acesso a soluções inovadoras que possam ser rapidamente aplicadas ao nosso setor.
Como é do conhecimento público, o setor da proteção de culturas enfrenta momentos difíceis. A percepção que o público tem em relação aos pesticidas não é positiva e não é considerado todos os esforços feitos pela indústria no sentido de melhorar a segurança dos produtos e de promover a sua utilização segura junto aos agricultores. A Europa lidera esta tendência, mas na ASCENZA entendemos como uma tendência global e inevitável. A questão é que, na Europa, os regulamentos são mais restritivos, e a estratégia da UE "Do campo ao prato" irá promover uma redução de 50% do uso de pesticidas, das quais nossas soluções integradas - convencionais combinadas com produtos de proteção biológica - são fundamentais para garantir o cumprimento por parte da ASCENZA e oferecer opções que satisfaçam as necessidades dos clientes em termos de baixos resíduos e baixo impacto ambiental, superando assim as restrições regulamentares. É necessária esta carteira de produtos que nos ajuda a renovar a nossa oferta e a aumentar a diferenciação.
Existe efetivamente uma tendência crescente de utilização de produtos de bioproteção destinados ao controle de pragas e doenças e as sinergias provenientes da Rovensa levaram a ASCENZA a oferecer soluções baseadas em extratos botânicos e microbiológicos, com o objetivo de ajudar os produtores neste domínio. Foi neste sentido que a ASCENZA lançou a marca Blexia em 2021, com produtos que lhe permitem responder às exigências da cadeia de valor ao mesmo tempo que a qualidade e o rendimento das colheitas são mantidos.
No que se refere à carteira de produtos, o nosso caminho para a sustentabilidade passa por muito mais do que apenas a marca Blexia, e é por isso que continuamos a trabalhar em novas formulações. “O nosso compromisso é levar carteiras de produtos adaptadas de culturas estratégicas aos mercados principais e aos novos mercados, em conformidade com as necessidades do mercado, com a legislação local e com uma maior preocupação com o ambiente. O nosso objetivo passa por assegurar que os nossos produtos proporcionam a melhor experiência possível ao cliente", afirmou Rui Correia, Diretor do Marketing Central da ASCENZA.
Para a ASCENZA, agricultura sustentável significa uma agricultura que preserva a saúde a longo prazo das plantas, das pessoas e do planeta, por isso o nosso modelo de investimento está direcionando os recursos para produtos e iniciativas que oferecem benefícios de sustentabilidade diferenciados para os agricultores.
Nos dias de hoje, a ASCENZA já é uma embaixadora desta nova filosofia e partilha esta mensagem de mudança com todas as partes interessadas. “Promovemos uma utilização segura, sustentável e ética dos nossos produtos ao longo do seu ciclo de vida. Garantimos que as nossas inovações são sociais e ambientalmente responsáveis ao trabalhar com as partes interessadas para promover uma gestão segura dos produtos no âmbito das suas próprias operações e para responder às suas preocupações”, acrescentou Carlos Serrano, Expert em Sustentabilidade.
Neste sentido, desenvolvemos iniciativas com agentes sociais e profissionais do setor focados na melhoria das boas práticas agrícolas com a realização de cursos de formação sobre estas boas práticas e sobre a utilização em segurança dos produtos de proteção de culturas. Nestas atividades, sensibilizamos os produtores para a necessidade de desenvolver práticas agrícolas com as quais todos saem beneficiados ao preservar a sua saúde, a saúde dos consumidores e a segurança ambiental.
Também participamos atualmente de um projeto que visa a inovação no setor da proteção de culturas, com perspectiva de aceleração e segurança para os nossos agricultores. Estamos falando do projeto Easyconnect - um Sistema de Transferência Fechado (STF) que torna o enchimento do seu pulverizador mais rápido, fácil e seguro do que os métodos convencionais. O projeto Easyconnect conta com o apoio de muitos fabricantes de produtos para a proteção de culturas para que possa usufruir dos benefícios numa vasta gama de produtos.
No âmbito deste esforço de apoio a uma agricultura mais sustentável, estamos também ativamente envolvidos em projetos de investigação e de educação que visam a preservação do ambiente e a melhoria da biodiversidade. Para tal, contamos com parceiros nas áreas da educação e da investigação que nos ajudam a ir muito além da esfera empresarial.
Queremos fazer a diferença em parceria com os nossos clientes e ajudá-los a fazer escolhas sustentáveis. É por isso que na ASCENZA traçamos objetivos que são o compromisso de todos, todos os dias.